Translate

segunda-feira, 30 de julho de 2012

PROFESSORA VERA LUCIA NOGUEIRA MEDEIROS É DESTAQUE EM CONCURSO NACIONAL DE POESIA


Foto: Assessoria de Comunicação
Professora de Educação Infantil há 25 anos, Vera Lúcia Nogueira Medeiros é especialista da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), possui um arquivo de 40 poesias e se utiliza dessa arte para trabalhar com seus alunos. Há aproximadamente dois meses, Vera decidiu inscrever uma de suas poesias no Concurso Nacional Novos Poetas 2012 – Prêmio Sarau Brasil. Para sua surpresa, foi uma das selecionadas. “Gosto muito de desafios, arrisquei e deu certo”, contou a poetisa, com sorriso nos lábios.
A poetisa três-lagoense participou do concurso, através de um processo seletivo, orientado por edital público, que teve a finalidade de destacar a poesia brasileira, de norte a sul do País, e valorizando, através da escrita, os estilos de cada região.
Sua poesia “Respirar” foi selecionada e é uma das 250 publicadas no livro “Antologia Poética, Prêmio Sarau Brasil 2012”, que registra a poesia de hoje, do Brasil de hoje e do poeta do nosso tempo. Como inspiração, a autora procura falar sobre coisas simples da vida. “Gosto muito de falar sobre a vida, e acredito que, através do olhar das crianças é possível buscar a esperança”, disse Vera.
A diretora Pedagógica da SEMEC, professora Jussara Aparecida Fernandes, falou sobre o profissionalismo, dedicação e disposição de Vera quanto especialista e servidora municipal. “É uma funcionária exemplar, estudiosa e apaixonada pelo que faz, além de uma pessoa muito sensível, pois é através da escrita que mostramos um pouco do que somos. Por todas as ações que realiza em seus trabalhos terá muito sucesso em seus projetos”, concluiu Jussara. Sobre novos desafios, Vera disse que já se inscreveu para o concurso “Poesias no Ônibus”, que está sendo realizado em Porto Alegre (RS), com previsão do resultado para o mês de agosto.

PROJETOS FUTUROS
Vera anunciou ainda a publicação de um livro. “Será para breve”, disse a poetisa sobre a sua coletânea de poesias intitulada “Poesia para as quatro estações”. “Pretendo continuar escrevendo. É um gênero que gosto muito e espero continuar usando a poesia para ensinar crianças e, quem sabe, no futuro não tenhamos novos poetas três-lagoenses”, finalizou com otimismo.


Poesia de Vera Medeiros publicada no livro “Antologia Poética, Prêmio Sarau Brasil 2012”


“Respirar”


Podemos mergulhar em emoções.
Emoções fortes.
Assim como o amor a vida.
E ela, é como o mar.
Com ondas fortes.
Encontramo-nos nadando.
É possível mergulhar e submergir, agir, respirar...
E respirando, você a toma como sua.
Assim como o amor a vida.
As pessoas, os animais, a natureza.
É respirando que tudo é possível.
Reinventar, mudar, transformar...
E então...
Você abandona todos os sentimentos ruins.
E renasce.
Como a força das ondas.
Outrora forte.
E agora mansa.
E então, você acredita.
Embala emoções vivas.
A vida então fica divertida.
Com brilho eterno.
Por Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário